LÚDICO, EDUCAÇÃO, SAÚDE: EXPERIÊNCIAS EM UM MERCADO MUNICIPAL DE JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ
RESUMO
INTRODUÇÃO: O lúdico se traduz em muitas perspectivas; a de criar, aprender, participar, explorar e aflorar sentimentos, angústias e medos. A forma como cada criança vivência a sua infância e, conseqüentemente, sua ludicidade, está relacionada com os contextos nos quais está inserida; o ambiente em que moram e convivem e as interações com os pais, amigos, irmãos, com os integrantes do espaço escolar, a exposição à mídia televisiva, dentre outros aspectos, configuram possibilidades múltiplas, dentre as quais, aquelas tornadas possíveis pela condição de inserção em atividades de trabalho, como é o caso das crianças que participaram das atividades e que acompanhavam seus pais ao trabalho no mercado municipal. Tivemos por OBJETIVO relatar a experiência vívida pelo grupo “A Cor do Riso”, mostrando o trabalho de educação em saúde que desenvolvemos junto às crianças em um mercado municipal da cidade de Juazeiro do Norte – Ceará. METODOLOGIA: Tratou-se de um estudo reflexivo, realizado de agosto a novembro de 2009, com crianças que acompanhavam os pais até o mercado. Utilizamos dinâmicas e objetos lúdicos, e também, materiais didáticos como folhas de ofício, lápis de cor, colas, tesouras e recortes. RESULTADOS: As várias dinâmicas que foram aplicadas tiveram bons resultados, mostrando a eficácia das intervenções. Abordamos temas relevantes como: gripe H1N1, cuidados de higiene e alimentação saudável. Além dessas atividades, em todos os dias em que atuamos realizamos brincadeiras que estimulam o lúdico que muitas delas não mais vivenciam por terem de trabalhar ajudando os pais; e ainda, estimulamos atividades de desenho e pintura que ajudam as crianças a expressarem seus sentimentos, medos e dificuldades. CONCLUSÃO: Observamos que, no contexto do trabalho dos pais, a vivência da infância nessas crianças - em situação de trabalho - está comprometida; muitas das contribuições que a brincadeira poderia proporcionar ao desenvolvimento do sujeito estão suprimidas. Contudo, ainda existem resquícios do exercício de atividades lúdicas no cotidiano dessas crianças, que tem a finalidade de criar um elo entre as dificuldades e as superações.
Autoras: Juliana, Naidhia, Thiáskara e Tayane. Orientadora: Joana Esmeraldo
Trabalho apresentado na XVI Semana de Pedagogia da URCA e no III Congresso de Enfermagem do Vale do São Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário