domingo, 18 de janeiro de 2009

Dia do Riso


Hoje, 18 de janeiro de 2009, primeiro Dia do Riso que comemoramos depois de formado o grupo. Buscando sobre esse fenômeno inigualável que é sorrir achei fontes que descrevem muito mais que um simples gesto.

Segundo o dicionário Aurélio o riso é o ato ou efeito de rir e indica alegria, contentamento, satisfação. A partir daí fica claro o quão é amplo e mágico o significado dessa pequena palavra. Dentre tantas outras coisas, o riso desperta consigo uma forma de bem estar capaz de aproximar pessoas; uma forma que tranqüiliza e tornam felizes todos os momentos da vida.

Quando falo em bem estar, refiro-me também à SAÚDE, tanto para indivíduos saudáveis quanto para indivíduos que apresentem alguma doença. A Terapia do Riso é algo que desde a década de 60 toma espaço no âmbito do tratamento especialmente das doenças psicológicas. O pioneiro dessa história foi um jornalista americano, Norman Cousin, que era uma pessoa muito rígida, negativa e mal humorada e que acreditou que tal comportamento abriu as portas para o desenvolvimento do pessimismo que carregava dentro de si. Tomou consciência do que existia e movido pelo grande desejo de viver, começou a buscar formas de combater sua doença. Achou o seu remédio assistindo filmes de comédia e ouvindo piadas das pessoas que iam visitá-lo. Sua evolução foi comprovada por testes clínicos. Isso tudo nos faz crer nessa maravilhosa expressão da alma, que é o sorriso.

Incrível também é descobrir que os alimentos podem contribuir para o bom humor. Variam entre frutas (cítricas e ricas em caroteno), folhas verdes (hortelã e erva-doce), sementes (girassol) e a tão deliciosa água de coco. Após ingerir tais alimentos, o passo a ser seguido é rir por cerca de 10 minutos. Rir dos problemas, rir das chatices, rir de ontem, e acreditar que o hoje pode ser diferente por essa linda motivação que é o sorriso.

“O riso é como um limpador de pára-brisa; ele nos permite rodar em frente mesmo que continue chovendo”. (Gérard Jugnot)

Por: Thiáskara Ramile



Nenhum comentário: